Porta da China

Março 26 2012

  Para promoção turística é comum encontrar cidades que têm a alcunha de Veneza lá do sítio. Nós temos Aveiro - a Veneza portuguesa, os russos têm São Petersburgo - a Veneza do Norte, os franceses têm Colmar onde parte da cidade é chamada "la petite Venise", e então os alemães têm Venezas às pazadas: Passau - a Veneza da Baviera, Bamberg - a pequena Veneza, Stralsund, Friedrichstadt, Ulm e por aí fora. Na maioria dos casos a única semelhança entre a original italiana e as sósias improvisadas é a existência de canais, sendo que o uso exagerado do termo provoca tanto uma banalização da bela cidade italiana como esconde as características únicas das outras Venezas todas.

 

Na China também há Venezas. A mais famosa chama-se Suzhou (pronuncia-se Sudjou) e é assim:

  

 

 

 

  Convém porém referir que Suzhou é chamada a Veneza do Oriente principalmente para atraír turistas ocidentais, pois entre os chineses a beleza da cidade é famosa quanto baste, não necessitando de comparações manhosas. Curiosamente há pouco tempo vi no site de uma agência de viagens chinesa uma promoção de viagens para a Europa em que dizia assim: "Venha conhecer Veneza, a Suzhou da Itália"...

publicado por Ordep às 05:10

Eu cá não sou muito esquisito. Seja qual for a Veneza, arranjem-me um bilhete que eu vou!
Carlos Guedes a 27 de Março de 2012 às 06:50

Que bonito mesmo!!!! Qual será então o denominador comum entre as várias Venezas???....Muito obrigada por dares a conhecer estas pequenas grandes maravilhas!!!!!
Maria a 27 de Março de 2012 às 17:34

Como referi, na maioria dos casos o denominador comum entre as várias Venezas são os canais.
Ordep a 28 de Março de 2012 às 01:29

Não se deixe intimidar pelos puxadores. Do outro lado estarei à sua espera para lhe mostrar o admirável país onde vivo.

Perguntas sobre a China? Contacte o porteiro

Nome
Email *
Mensagem *
Powered byEMF Form Builder
Report Abuse
pesquisar