Porta da China

Março 15 2012

 

Na China, quem te faz um favor espera um favor teu. E se fazes um favor a alguém podes esfregar as mãos de contente pois um dia chegará a tua vez de cobrar os frutos do que semeaste. Amizades por interesse? Nem por isso.

Baseada nos valores de lealdade e confiança, guanxi é uma dinâmica essencial das relações interpessoais chinesas. À letra, guanxi significa relação, mas relação que carrega expectativas e obrigações, as quais são grosseiramente proporcionais aos favores que se vão fazendo. Mas é mais do que simples troca de favores e mais do que a nossa “cunha”: as relações são cultivadas com o tempo, como se fossem plantas que para crescer precisam de cuidado e atenção. Se tudo correr bem uma forte conexão florescerá. E os chineses preferem, naturalmente, lidar com pessoas com as quais têm ligação.

 

 

Guanxi e Política

 

Há assim uma cultura milenar a empurrar para a retribuição daquele favor recebido antes de se conseguir o ambicionado cargo político, e a cultura tem muitas vezes mais força que a lei…

 

 

Guanxi e Negócios

 

Claro que quem queira fazer negócios na China tem de desenvolver a sua rede de guanxi. Senão, não é que esteja um passo atrás na corrida, mas, pura e simplesmente, fora da corrida.

 

 

Guanxi e Eu

 

A primeira vez que me deparei com a famosa guanxi tinha acabado de chegar à cidade de Shiyan, e mal saio do comboio encontro um homem à minha espera, antigo aluno do meu mestre de artes marciais. A pedido do meu mestre esse homem tratou de mim nos 3 dias que passei na cidade: pagou-me hotel, restaurantes e serviu de guia turístico. Achei isso estranho pois afinal de contas o homem estava a tratar-me tão bem sem me conhecer de lado nenhum. Mas como a comida era tão boa e o hotel tão confortável, porque não aceitar elementos de outras culturas? E assim se fortaleceu a minha guanxi com o meu mestre e com este homem, que antes era um total desconhecido, mas que agora a qualquer momento me pode pedir ajuda para pôr o filho a estudar na Europa. Ajuda essa que lhe será prontamente concedida, obviamente.

 

 

Guanxi que se Lixe!

 

E o que é que acontece a quem vira as costas a esta dinâmica de relações, e simplesmente não retribui favores nenhuns nem dedica atenção a cultivar as relações iniciadas? Bem, pode perder mianzi, que é coisa que eu não desejo a ninguém. Que raio é isso da mianzi? Paciência e meditação caro leitor, pois esse conceito será tema para outro post, na Porta da China.


publicado por Ordep às 08:24

Já percebi então que Guanxi é um vínculo muito especial na teia de relações .... mas e mianzi ????? que será????

é que ....por nada deste mundo eu quero perder mianzi ....
Maria a 24 de Março de 2012 às 20:11

Parabéns pelo fanstástico trabalho que estas a desenvolver, sou colega da tua ma~e e ela tem partilhado estas tuas viagens lindas. Boa continuação.
Susana Querido a 28 de Março de 2012 às 22:30

Obrigado! Para a Susana a Porta da China estará sempre aberta.
Ordep a 29 de Março de 2012 às 02:53

Não se deixe intimidar pelos puxadores. Do outro lado estarei à sua espera para lhe mostrar o admirável país onde vivo.

Perguntas sobre a China? Contacte o porteiro

Nome
Email *
Mensagem *
Powered byEMF Form Builder
Report Abuse
pesquisar