Porta da China

Abril 05 2012

Ou mais propriamente, a maior dolina.

 

A minha última viagem levou-me ao maior buraco natural que existe. 662m de profundidade, 119349000m³ de volume. Chama-se Xiaozhai Tiankeng e fica perto da primeira garganta do rio Yangtzé, no extremo do município de Chongqing. As fotografias que tirei não ficaram nada de jeito por causa da chuva, mas de qualquer forma consegui arranjar imagens para mostrar-vos o que vi. Asseguro-vos que a paisagem que se me apresentou foi das mais invulgares que alguma vez vi.

 

 

Apenas lamento que estas fotos não consigam transmitir as dimensões monstruosas da dolina. Chamar-lhe "porta para o inferno" (apesar dos chineses lhe chamarem "buraco do céu") não seria uma alegoria exagerada.

 

 

 

publicado por Ordep às 04:41

Muito interessante! Sabia que as Dolinas são aspetos geomorfológicos resultantes do relevo cársico? Têm origem a partir da ação erosiva física e química provocada pelas chuvas ácidas, (ricas em ácido carbónico resultantes da presença de dióxido de carbono) através da drenagem subterrânea e da corrosão e dissolução química sobre as rochas carbonatadas, essencialmente calcários e dolomites.
Maria a 6 de Abril de 2012 às 01:54

Não se deixe intimidar pelos puxadores. Do outro lado estarei à sua espera para lhe mostrar o admirável país onde vivo.

pesquisar